sábado, 11 de setembro de 2010

Pão de Açúcar?


Após um longo tempo sem postagem, voltamos! E muito pensei sobre o que escrever para a volta, e me veio inúmeras idéias. Mas como minha querida amiga, Nayara, me informou que eu deveria fazer algo relacionado a coisas técnicas (por ter feito o curso de guia de turismo), irei obedecer a ordem!

Então depois de alguns acontecimentos resolvi abordar como tema o Pão de Açúcar. E você se pergunta, porque o nome Pão de Açúcar? Existem inúmeras versões como resposta para esse questionamento, mas uma das mais fortes seria a semelhança do penhasco com a fôrma de barro cônica na qual os blocos de açúcar eram colocados, chamados de pão de açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, indica os portugueses como responsáveis pelo nome.

Em 1908, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que participava da Exposição Nacional em comemoração ao centenário da abertura dos portos, realizada na Praia Vermelha, observando o interesse dos visitantes pelo imponente penedo chamado Pão de Açúcar, idealizou um teleférico para tornar possível a todos conhecer a deslumbrante vista que de lá poucos contavam conhecer. Se ainda hoje conhecemos pessoas que ficam com medo te entrar no bondinho, o que não aconteceria em 1908? O engenheiro foi até considerado louco por alguns.

Apelidados de bondinhos por lembrarem os bondes no formato e na cor, eram construído de madeira e possuíam capacidade para 24 pessoas, sendo suspenso por dois cabos-trilhos, foi inaugurado em 1912.


Ao chegar na segunda linha, que conecta o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, você pode ter um panorama do Rio de Janeiro (se o dia estiver com muita neblina, essa visão será dificultada) e apreciar o entorno das belezas do Rio de Janeiro. E não perca o cineminha que conta a história do Pão de açúcar, que se encontra na primeira linha.


Para os moradores da cidade do Rio de Janeiro existe o projeto “carioquinha”, campanha válida até o dia 30 de setembro de 2010, consiste na apresentação do RG e comprovante de residência. O pagamento de R$ 22,00 acima de 12 anos; R$ 11,00 crianças de 6 a 12 anos; e grátis abaixo de 6 anos.


Marianna Pinheiro



Um comentário: