segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Viva 27 de setembro: dia do turismólogo!



Como o nosso blog, janela do turismo, sempre anda antenado com as mais variadas notícias, nada mais conveniente que atualizá-lo com postagens "fresquinhas" em pleno começo de semana e, por hoje ser exatamente segunda-feira (o primeiro dia desta) é que resolvemos fazê-lo. Muito mais que isso, a segunda-feira, 27 de setembro, tem um motivo todo especial para falarmos sobre: a comemoração do dia do turismólogo.

As atividades turísticas tem aumentado significativamente nos últimos anos, perdendo apenas para o comércio de petróleo; o que faz com que haja uma grande necessidade de um profissional bem capacitado, que entenda este meio de trabalho não apenas como um mercado promissor, baseado na lei da oferta e demanda; mas que preencha, assim como resolva, necessidades (até mesmo as mais íntimas) pertencentes ao turista, e à própria população (local). Este profissional nada mais é que o turismólogo....

A importância do turismólogo vai além do que é geralmente interpretado pelo senso comum acerca do fenômeno turismo: viagens e mais viagens. Ele é o responsável por estudar, conhecer, elaborar, coordenar, analisar, projetar e, organizar o turismo em sua totalidade.

Apesar de fundamental, o bacharel em turismo ainda é pouco reconhecido pela sociedade, assim como valorizado no mercado de trabalho. Isto é perceptível pela falta de regulamentação da profissão e até mesmo na Lei Geral do Turismo, que em nenhum momento menciona a palavra "turismólogo" ou "bacharel em turismo" em suas 23 páginas, e nas principais atribuições do setor.

Até o presente momento há apenas uma Lei que favorece o profissional, a de nº 10.457, de 14 de maio de 2002, assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que institui o dia 27 de setembro como o "dia do bacharel em turismo", data em que é também comemorada o dia mundial do turismo.

Apesar dos diversos entraves, deixo a minha profunda admiração pelo trabalho de um profissional que entende das mais diversas áreas (geografia, antropologia, eventos, economia, marketing, estatística, dentre outras) para aplicá-las em uma única que é o turismo. Algo mágico, indescritível... Como não valorizar esta percepção holística do mundo?

E como estudante de bacharel em turismo, quero dizer que acredito no grande potencial de minha futura profissão, acredito num turismo humanitário capaz de unir diferentes povos, ritos, rituais e costumes... Defendo a importância do papel do turismólogo e continuarei seguindo por esse caminho. Se não acreditarmos, quem acreditará por nós?
Feliz dia do turismólogo!
Rebecca P. Freitas






3 comentários:

  1. E como estudantes de bacharel em turismo estamos na corrente em prol do Regulamentação da nossa profissão o/\o

    ResponderExcluir
  2. poo.. dá até vontade de chorar rsrs
    Feliz dia do turismólogoo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar a percepção do acadêmic@ de Turismo por aqui. Muito bom!

    Sou editor do Clube Inteligente e gostaria de reproduzir esse post por lá, na guia "Opinião". Nossos leitores se identificariam muito.

    Entre em contato comigo, por gentileza:
    clubeinteligente@clubeinteligente.com.br

    Aguardo.

    Att,

    Alex Pinheiro
    Clube Inteligente

    ResponderExcluir