quinta-feira, 25 de março de 2010

Estereótipo Turístico do Brasil

Como esse assunto se repete a cada aula,como ocorreu hoje na aula de Espaço Turístico Brasileiro do professor Marcello Tomé, optei por entrelaçar as idéias das postagens anteriores.

Primeiro por definição: Estereótipo turístico é a imagem preconcebida de um determinado lugar.
Como falar em estereótipo turístico brasileiro sem citar Carmem Miranda,"a pequena notável"? A cantora brasileira que mais fez sucesso no exterior, como EUA e Japão, levando consigo a alegria,requebrado e características marcantes. A primeira impressão que ficou para os estrangeiros foi que o Brasil,nada mais é, um país contagiante e multicolorido. Para alguns muito libertino também, já que ela era usuaria drogas e demonstrava características muito além da época.
Pois bem, quem via Carmem Miranda estereotipava o Brasil como por um lado ' país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza' ou por outro ' que país é esse? É a * do Brasil'.
Assim como ela, as músicas e os filmes também atingem diretamente o turismo, positivamente ou não.
Estereótipo esse, fomentado pelas agências de viagens,veículos de comunicação e por comerciantes que visam o turista estrangeiro. Agora o que fazer para poder mudar o lado ruim disso tudo? Será que vale a pena o Brasil ser reconhecido pelas mulatas de biquini em Copacabana, pelas Havaianas personalizadas,pela libertinagem e pelo povo que acorda dançando e vai dormir cantando? Até onde deve-se explorar esse estereótipo para obter lucros? Como pode o próprio trade estimular o turismo sexual do Brasil? Enfim... existe solução?! Ou melhor, o Brasil quer mesmo mudar essa imagem?!
Esse assunto daria ínumeras postagens e ainda sobraria pontos à discutir...

Nayara Sereno





Janela do Turismo

Um comentário: