quarta-feira, 31 de março de 2010

O Fenômeno chamado Turismo...


"Ah não! Porque você ganha a vida no mole. Fazer turismo? Quisera eu! Viagens e mais viagens, fora o lucro envolvido... Turismo é coisa pra gente rica, classuda, além de ser a profissão do momento..."

O eufemismo mencionado acima serve como base de reflexão acerca do FENÔMENO: afinal de contas, o que é, para que serve, e como acontece esse "tal" de turismo? Além disso, a pergunta mais importante seria: o que os profissionais da área (considerando principalmente os turismólogos) têm feito para correta divulgação de seu instrumento de trabalho?

Falar em turismo sob perspectiva econômica é algo relativamente fácil. Fazer o turismo sob tal perspectiva é mais fácil ainda, já que é muito comum enxergar o turista como a "máquina de fazer dinheiro". Mas é importante lembrar que, por detrás desta "casa da moeda", há sempre um ser movido a sonhos e sensações...

Pronto! chegamos em um ponto (ainda pouco pensado) da atividade: o turismo como indústria dos sonhos e área de intensos choques culturais, fatores tais provocados pela necessidade básica de sua ocorrência: a relação existente entre profissionais e turistas, seja esta dada direta ou indiretamente.

O turismo serve sim para mexer com o imaginário, se não o fosse, para que a necessidade de se programar uma viagem, ou um roteiro turístico por exemplo? O turista nunca visitará um local por obrigação. Ele se vê diante de um livro de escolhas, e sendo assim, escolherá um capítulo, viajará por meio de sua imaginação ( de acordo com toda a descrição que é dada do local pretendido), e contará a sua própria história após viver a experiência. Se esta corresponder as suas expectativas, se ele viver cada detalhe como realmente imaginara, a história com toda certeza terá um final feliz, mas caso o contrário...

Não se deve ainda esquecer que durante o registro de sua história, ele (turista) terá contato com diferentes pessoas, diferentes hábitos, diferentes costumes, tudo diferente à sua realidade; melhor dizendo, terá contato com outras culturas. Daí dizer que o turismo é uma área de intensos choques culturais.

Para finalizar, cito agora a que talvez seja uma (dentre várias) das mais belas missões/perspectivas do turismo, proferida durante a aula de Espaço Turístico Brasileiro, do professor Marcello Tomé: " A geografia é muito importante , principalmente para o Turismo. Não sei se vocês já leram o livro do Yves Lacoste, A GEOGRAFIA SERVE , ANTES DE MAIS NADA, PARA FAZER A GUERRA (nisso, ele nos contou uma história proveniente da França, onde um general visitou com sua família a ponte que fica sobre o rio Sena e algum tempo depois foi advertido a destruir a mesma. Ele pensou: "como posso fazer isso, se há pouco estive lá com minha família e temos ótimas recordações do lugar?". Se fazendo de desentendido, o general simplesmente ignorou a ordem e não destruiu a ponte). Agora, por que vocês acham que o general não fez isso? É simples: porque ele conheceu o local, ele vivenciou a alma do lugar. Talvez, se o Bush tivesse conhecido Bagdá com sua família anteriormente, assim como fez o general da história, não teria tomado a decisão de entrar em guerra, de bombardear a cidade. E como isso é possível? Através do TURISMO! (...) A geografia pode servir realmente para tal fim, mas se tivesse tempo suficiente, escreveria outro livro, oposto ao do Lacoste, cujo título seria: O TURISMO SERVE, ANTES DE MAIS NADA, PARA FAZER A PAZ (...)".

Rebecca P. Freitas






Visitas no Janela do Turismo


2 comentários:

  1. É impressionante a percepção do fenômeno com a visão de futuras turismólogas.Estão desenvolvendo um excelente trabalho, PARABÉNS!

    Beijos e abraços, do amigo,

    VINICIUS BEJA

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria...
    Realmente o Fenômeno do Turismotem tudo para abrir novos horizontes. Esta em nossas mãos futuros Tu´rismólogos fazer acontecer... fazer valer a pena!
    Alâne Quadros.

    ResponderExcluir