quarta-feira, 24 de março de 2010

Imagem do Brasil no exterior [parte 2]



O país do samba, do futebol, das belíssimas paisagens naturais, do povo hospitaleiro, é também o país das mulatas (viva o carnaval!), das popozudas, do povo "favelado", dos corruptos, dos maiores escândalos... É essa imagem que tantos, principalmente os turistas estrangeiros, têm em mente no que diz respeito ao Brasil.

Bem, a problemática não é nada moderna. A imagem estereotipada de nosso país é fruto que vem crescendo (cada vez mais) há cerca de 20 anos. Engana-se quem pensa que a culpa é somente dos turistas, pois o "x" da questão encontra-se sobretudo na correta divulgação do lugar, seja ela local ou internacional.

A divulgação é tão importante, que se não feita corretamente, vira alvo da comunicação falha entre turistas e receptores. Bom exemplo disso é o episódio do desenho OS SIMPSONS (OS SIMPSONS NO BRASIL), onde o país, especificamente a cidade do Rio de Janeiro, é tomado como um aglomerado de aspectos negativos: aqui se faz o que quer, é necessário ter em mãos um guia antifurto, se fala qualquer idioma (alusão ao Bart querendo aprender espanhol para se comunicar) , mulheres se expondo vulgarmente, a chamada "cidade suja", e o principal, a idéia do "bom selvagem", já que "convivemos" no meio de animas da selva, e corremos o risco de nos deparar com um deles a qualquer momento...

Fora isso, já que a problemática é abordada por um outro país, ainda temos que conviver com a limitação de recursos de divulgação por parte de nosso próprio território. O roteiro turístico da cidade do Rio de Janeiro por exemplo, é fechado no chamado top 10 (Copacabana, Ipanema, Leblon, assim como a Urca com o pão-de-açúcar, e o Cristo Redentor/ Morro do Corcovado); se levarmos em consideração, no roteiro são incluídas somente áreas nobres. O que dizer das inúmeras opções e/ou recursos, situados em outras regiões da cidade (as chamadas áreas menos favorecidas), mas não menos vastas e ricas quanto ao seu legado cultural? O que dizer dos museus que possuímos com inúmeras e preciosas informações sobre a história do país?

Além disso, contamos também com a "ajuda" de outros recursos, como os guias turísticos, que por sua vez trabalham com a motivação visual do turista por meio de bumbuns arrebitados, micro-biquínis, o malandro carioca, o jeitinho brasileiro de ser; sem contar nos slogans, nas letras de algumas músicas, etc, etc, etc...
E agora, o que fazer?


Rebecca Freitas






Janela do Turismo

Um comentário:

  1. 'Uma imagem vale mais do que mil palavras'
    Por mais belo que foi o seu texto, tenho que adimitir que a foto que vc escolheu já diz tudo.
    Triste é saber que ela existe...

    ResponderExcluir