terça-feira, 16 de março de 2010

Salão do Estudante 2010 e potencial turístico brasileiro

Além de mostrarmos os principais pontos turísticos do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, vamos fazer aqui em nosso blog um apanhado sobre os principais eventos relacionados ao Turismo.
O primeiro deles, no qual visitamos no dia 12/03/10 e foi uma oportunidade ímpar para ficarmos antenados sobre intercâmbios, trabalhos remunerados no exterior, cursos de línguas, dentre outros relacionados às mais diversas áreas, incluindo Hotelaria e Turismo foi o Salão do Estudante, que ocorreu no Hotel Sofitel em Copacabana.
O Salão do Estudante é a maior Feira de Educação da América Latina e ocorre desde 1993. Há informações para todos os bolsos, necessidades e idades, assim como diferentes programas específicos para adolescentes, jovens, executivos, profissionais liberais e famílias em férias.
Um dos destaques da Feira esse ano foi o stand de Madrid, que apresentou uma palestra super interessante sobre o que se fazer em Madrid, distribuiu uma sacola com várias informações e pontos turísticos para se visitar, além de cada visitante ter ganhado um chapéu escrito: "Madrid About You".
Por ser um país que tem um Plano para o Turismo, com investimento eficaz para uma boa atração de turistas para esse país, a Espanha é o país que mais recebe turistas na Europa. Agora vamos pensar: Por quê o Brasil, de tantos encantos e belezas (até maiores que a Espanha) só recebe cerca de 4,8 milhões de visitantes por ano, enquanto a Espanha recebe mais de 50 milhões?
Pelo simples fato do Brasil não ter um Plano para o Turismo e pelo fato do Ministério aqui existente não ter uma verba a altura do que representa o Turismo no país e no mundo (direta ou indiretamente cerca de 60% das atividades envolvem o Turismo).
Será que depois dos investimentos nas Olimpíadas e na Copa, nos tornaremos um país turisticamente mais desenvolvido ou iremos ficar igual a outros países que depois de eventos como o que teremos não melhoraram turisticamente?
Essa é uma questão a se pensar...
Mariana Ribeiro

2 comentários:

  1. Uma estratégia de marketing fascinante foi as cartilhas de culinária, atrativos turísticos e comércio em geral que estavam nas sacolas Madrid about you'. Além de chamar atenção com as propostas das Universidades, eles souberam atrair pelas qualidades do local.
    O que a maioria dos presentes da feira não fez... Madrid ganhou pela jogada de marketing!
    Nayara Sereno

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Se há algo primordial dentro da atividade turística é o saber mexer com a imaginação das pessoas, e nada melhor que uma boa estratégia de marketing para se obter tais resultados. Por se aproveitar disso, é que Madrid about you' foi um dos, ou se não foi o melhor stand da feira! Arriba Madrid! Arriba companheiros! Hola que tal! Com direito a chapéu e tudo!!! Qual é o turista que não gosta disso?
    Rebecca P. Freitas

    ResponderExcluir