terça-feira, 23 de março de 2010

Imagem do Brasil no exterior


Assistindo as aulas da professora Valéria Guimarães de Desenvolvimento Cultural no 1º e agora no 2º período, entramos numa questão que por muito tempo permeia o cenário do turismo brasileiro: aquela imagem voltada para a sensualidade da mulher, muitas vezes ligada à vulgaridade.

O fator de associação se dá de certa forma, até mesmo por culpa da imagem que vinculamos lá fora, como por exemplo, cartões-postais com mulheres de biquinis micro.

Hoje mesmo, a professora passou um vídeo de uma agência de viagens que trás indignação para os brasileiros, pois essa imagem acaba sendo tida como a que todos os brasileiros possuem, e sabemos que não é verdade.

Um casal de estrangeiros jantando normalmente, de repente aparece uma brasileira com um top e uma saia com um menininho. Na sala deles tinha uma foto de quando eles foram ao Brasil, e atrás do homem, passando, aparece essa mulher na foto, parecia ser a garçonete. E no final da propaganda ainda tem uma frase do tipo: "Você faz o que quiser da sua viagem."
É preciso que o turista, antes de mais nada, pesquise sobre o país que irá visitar para não ter a noção apenas do que a mídia e os meios de comunicação passam, mas criar a sua própria. Sabemos que o Brasil tem vários atributos como o povo hospitaleiro, os pontos turísticos, a gente (diversidade), a particularidade de cada região, dentre outros e não apenas os famosos 3 "S": Sun, Sea and Sex.
Mariana Ribeiro.

2 comentários:

  1. O pior é que as próprias empresas brasileiras promovem esse tipo de imagem, então o trade não pode nem reclamar... basta acatar e tentar mudar internamente!

    ResponderExcluir
  2. Gente, o vídeo da propaganda é esse aqui e nos foi repassado pela Prof. Ana Paula Spolon. Parabéns pelo blog, pessoal! Prof. Valeria.

    http://www.youtube.com/watch?v=Jn9IS0QQO3o&feature=player_embedded

    ResponderExcluir